Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Painel Covid

Publicado: Segunda, 01 de Novembro de 2021, 22h38 | Última atualização em Segunda, 01 de Novembro de 2021, 22h39

Painel COVID MG  é um projeto de extensão criado no Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, Campus Rio Pomba para ser um repositório de dados sobre a pandemia do COVID-19 nas regiões de Ubá e Juiz de Fora.

O projeto é coordenado pelo professor Wellington Moreira, contando também com o auxílio dos professores Flávio Freitas, Gustavo Teixeira e Lucas Lattari como coordenadores adjuntos.

Neste sentido, o professor Wellington percebeu que faltavam iniciativas capazes de reunir e apresentar informações relevantes sobre o progresso da pandemia em nível municipal e regional. Muitas vezes essa informação está limitada a notícias publicadas no site oficial de prefeituras e/ou posts de redes sociais.

Essa ausência de informações centralizadas impede o acesso facilitado a dados importantes como: número de novos casos, de pacientes recuperados, leitos disponíveis, etc. Consequentemente, há impactos negativos relacionados à flexibilização do isolamento social e o prejuízo de ações locais e regionais de enfrentamento à pandemia.

Pensando nisso, esse projeto de extensão é um painel digital, disponível nas plataformas Web e Mobile para compartilhar informações georreferenciadas, emissão de alertas, análise estatísticas de dados e visualização de projetos e informações sobre doações relacionadas ao enfrentamento da COVID-19 nos municípios das microrregiões de Ubá e Juiz de Fora.

Atualmente, o projeto atingiu 3 mil visitantes diários, bem como permitiu a produção de um resumo publicado no Simpósio do Campus Rio Pomba e um TCC do curso de Ciência da Computação. Seu impacto não se resume a isso: 13 voluntários auxiliam e aprendem enquanto atuam, assim como bolsistas (2 já atuaram, 1 participa atualmente).

A página permanece recebendo atualizações: dados sobre vacinas, leitos de UTI e leitos clínicos são atualizados diariamente, além de uma reformulação visual para comportar essas informações. 

A partir deste painel digital, projetado e desenvolvido pelos alunos e professores do curso de Ciência da Computação do Campus Rio Pomba, cidadãos e líderes municipais e regionais poderão tomar decisões mais corretas para o combate à pandemia.

Também temos um vídeo do professor  Wellington explicando o projeto:

 

Obrigado por ter lido. Caso queira compartilhar feedbacks e sugestões, acesse o formulário abaixo:

Comunicação em computação (google.com)

Siga as redes sociais do DACC para não perder nenhum conteúdo!

Site: https://sistemas.riopomba.ifsudestemg.edu.br/dacc/ 

Youtube: https://www.youtube.com/daccifsudestemg 

Instagram: https://www.instagram.com/dacc_rp/ 

Facebook: https://www.facebook.com/Dacc-IF-Sudeste-MG-110112358028335

 

Essa postagem faz parte das ações do projeto “Comunicação e Divulgação Científica da Informática e Computação em Meios Digitais” do Edital Piaex 01/2021. Saiba mais sobre ele aqui: https://docs.google.com/document/d/1nQP0mDlqC1ZHgrT7R7j1cBB7Tb_YQmTubuctKw-peJY/edit?usp=sharing 

Autor: João Victor C Superbi, estudante do curso Técnico Integrado em Informática.

Fontes: 

Painel COVID-MG (covidmg.com)

registrado em:
Fim do conteúdo da página