Introdução a Algoritmos
Essa é a primeira de uma série de artigos apresentando algumas matérias do curso Técnico Integrado em Informática. Esse texto é voltado para os interessados e curiosos que ainda não escolheram o curso que desejam seguir... Nesse artigo irei comentar brevemente sobre Introdução a Algoritmos, matéria pertencente à grade do curso.
O objetivo da disciplina é desenvolver o raciocínio lógico dos alunos a partir da prática de exercícios nos quais serão expostos a problemas e, a partir do que aprenderam, deverão propor soluções em nível computacional para eles.
Mas o que é um algoritmo? Algoritmo é uma “Receita de bolo” para executar uma ação ou resolver um problema. Seguindo a “receita” corretamente, você terá um “bolo delicioso” no final! A diferença é que não haverá uma “receita” única para todos os problemas, em alguns casos você terá que testar e usar as regras da linguagem para chegar no resultado desejado.
Digamos que você queira fazer um programa que te ensine a beber água: primeiro você tem que estudar o tema e descobrir qual é o passo a passo de beber água; depois disso você terá que criar um passo a passo no computador para te ensinar a beber água.
Exemplo:
Parte 1 - Estudar: Para beber água você tem que pegar o copo com água, segurar ele com as mãos, levar o copo até a boca, virar levemente para a água cair na sua boca.
Parte 2 - Passo a passo: Primeiro o computador deve mostrar na tela a frase “Pegue o copo d'água com as mão e segure", depois o computador deverá mostrar na tela a frase “Levante o copo até a altura da boca”, e por fim mostrar a frase “Vire o copo levemente para a água cair na sua boca”
Uma maneira lúdica de aprender algoritmos é com jogos que estimulam o raciocínio lógico como o LightBot, que é bem divertido :D
A linguagem de programação usada no curso para atingir esse objetivo é o Python, uma linguagem Open Source (de código aberto, ou seja, qualquer pessoa com conhecimento técnico pode modificá-la) conhecida por ser fácil de aprender e por ser útil em várias situações. Vocês serão apresentados às funcionalidades básicas que permitirá que expressem as soluções para os problemas de forma crítica e criativa.
Essa disciplina se sustenta em 4 pilares: criar, pesquisar, compartilhar e colaborar! Esses pilares servem para criar soluções com seu conhecimento, pesquisar novas funcionalidades e diferentes modos de pensar, compartilhar o aprendizado e colocar suas ideias de forma clara e de fácil entendimento.
Essa disciplina é ministrada pelos professores Bianca Portes e Lucas Lattari. A professora Bianca é graduada em Ciência da Computação e possui mestrado na área de Redes de Computadores, ambos pela UFJF. O professor Lucas é graduado em Ciência da Computação pela UFJF e possui doutorado na área de Visão Computacional pela UFF.
Obrigado por ter lido e espero ter tirado suas dúvidas sobre essa matéria :) A próxima postagem será sobre a matéria de Montagem e Manutenção de Computadores. Caso queira compartilhar feedbacks e sugestões, acesse o formulário abaixo:
Comunicação em computação (google.com)
Siga as redes sociais do DACC para não perder nenhum conteúdo!
Site: https://sistemas.riopomba.ifsudestemg.edu.br/dacc/
Youtube: https://www.youtube.com/daccifsudestemg
Instagram: https://www.instagram.com/dacc_rp/
Facebook: https://www.facebook.com/Dacc-IF-Sudeste-MG-110112358028335
Essa postagem faz parte das ações do projeto “Comunicação e Divulgação Científica da Informática e Computação em Meios Digitais” do Edital Piaex 01/2021. Saiba mais sobre ele aqui: https://docs.google.com/document/d/1nQP0mDlqC1ZHgrT7R7j1cBB7Tb_YQmTubuctKw-peJY/edit?usp=sharing
Autor: João Victor C Superbi, estudante do curso Técnico Integrado em Informática.
Fontes:
Site da matéria: Técnico Integrado em Informática (google.com)
Site do curso: SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (ifsudestemg.edu.br)