Quem somos?

Somos um grupo formado por graduandas em Ciência da Computação do IF Sudeste MG – campus Rio Pomba. Fazemos parte do Programa Meninas Digitais da Sociedade Brasileira de Computação. Nosso objetivo é contribuir para o ingresso de mais meninas no curso de Ciência da Computação e no curso Técnico em Informática, diminuir a taxa de evasão das estudantes destes cursos, além de promover ações que contribuam para o seu aprendizado e bem-estar.

Depoimentos

"Ao entrar no Meninas Digitais pude ver a importância de ter um grupo voltado para garotas dentro de um curso onde a maioria são homens. Ele ajudou a me ver através de outras meninas e professoras e mostrou que ciência também é para nós! O grupo se ajuda e isso motiva a permanecer no curso, mesmo diante dos obstáculos. Além de mostrar para outras meninas que elas também podem entrar num curso de exatas sem medo. Tive ótimas experiências durante a minha permanência no grupo e tenho certeza que levarei comigo para sempre."
julie pereira
Ex integrante do grupo

Programa Meninas Digitais

Programa Meninas Digitais tem como objetivo divulgar a área de Computação e suas tecnologias para despertar o interesse de meninas estudantes do ensino médio (nas suas diversas modalidades) e dos anos finais do ensino fundamental, para que estas conheçam melhor a área e sintam-se motivadas em seguir uma carreira em Computação. As ações do Programa são diversificadas: oferta de minicursos e oficinas; realização de dinâmicas; palestras com estudantes e profissionais que já atuam na área compartilhando suas experiências; realização de eventos etc.

Projetos Parceiros

Para viabilização desta iniciativa, o Programa conta com a colaboração de multiplicadores desta proposta, que realizam ações no contexto de Projetos Parceiros (sister projects) em suas instituições de forma a disseminar esta ideia no território nacional. Além disso, é fundamental o apoio financeiro de empresas e demais instituições que estejam alinhadas com o objetivo pro Programa Meninas Digitais para a realização das ações, tendo em vista que a SBC é uma instituição sem fins lucrativos e todos os profissionais atuantes no Programa Meninas Digitais são voluntários.