III Dia da Ada Lovelace

Mulheres na Ciência: Uma verdade inconveniente - Marcia Barbosa (UFRGS)

 

Mulheres na Ciência: Uma verdade inconveniente – Marcia Barbosa (UFRGS)

Mulheres estão sub-representadas nas áreas de exatas e tecnológicas desde o início da carreira. Além disso o percentual de participação de mulheres diminui a medida que se avança na carreira em todos as áreas do conhecimento. Nesta palestra mostramos evidências deste fenômeno, o porquê é importante termos mais diversidade na ciência e como criar mecanismos para que isto ocorra.

 20 de Outubro às 10:00 horas da manhã 

Uma trajetória de sucesso na cultura de desenvolvimento até Tech Lead do Stack Overflow – Roberta Arcoverde (Stack Overflow)

Roberta, uma programadora apaixonada , concluiu seu mestrado em Ciência da Computação na PUC-Rio e hoje trabalha como Tech Lead no Stack Overflow (ou seja, programando e liderando a equipe de desenvolvimento ). Além disso, é co-apresentadora do Hipsters.Tech: um podcast brasileiro com episódios semanais sobre tecnologia, programação entre outros assuntos! No nosso evento do III Dia da Ada Lovelace ela vai nos contar um pouco mais de sua trajetória.

20 de Outubro às 13:00 da tarde

Inscrições abertas!

Inscreva-se nos eventos: lll Dia da Ada Lovelace e Secomp.

Link da live com a Participação de Márcia Barbosa: 

https://youtu.be/Fm2nXjAxNhY
Link da live com a Participação de Roberta Arcoverde:

https://youtu.be/ca0IWinM9Gc

Siga as Meninas Digitais nas nossas redes sociais:
Facebook: @meninasdigitaisrp
YouTube: Meninas Digitais IFRP
Inscreva-se no nosso Canal no YouTube e ative o sininho para não perder este evento e outros futuros!

Quem somos?

Somos um grupo formado por graduandas em Ciência da Computação do IF Sudeste MG – campus Rio Pomba. Fazemos parte do Programa Meninas Digitais da Sociedade Brasileira de Computação. Nosso objetivo é contribuir para o ingresso de mais meninas no curso de Ciência da Computação e no curso Técnico em Informática, diminuir a taxa de evasão das estudantes destes cursos, além de promover ações que contribuam para o seu aprendizado e bem-estar.

Depoimentos

"Ao entrar no Meninas Digitais pude ver a importância de ter um grupo voltado para garotas dentro de um curso onde a maioria são homens. Ele ajudou a me ver através de outras meninas e professoras e mostrou que ciência também é para nós! O grupo se ajuda e isso motiva a permanecer no curso, mesmo diante dos obstáculos. Além de mostrar para outras meninas que elas também podem entrar num curso de exatas sem medo. Tive ótimas experiências durante a minha permanência no grupo e tenho certeza que levarei comigo para sempre."
julie pereira
Ex integrante do grupo

Programa Meninas Digitais

Programa Meninas Digitais tem como objetivo divulgar a área de Computação e suas tecnologias para despertar o interesse de meninas estudantes do ensino médio (nas suas diversas modalidades) e dos anos finais do ensino fundamental, para que estas conheçam melhor a área e sintam-se motivadas em seguir uma carreira em Computação. As ações do Programa são diversificadas: oferta de minicursos e oficinas; realização de dinâmicas; palestras com estudantes e profissionais que já atuam na área compartilhando suas experiências; realização de eventos etc.

Projetos Parceiros

Para viabilização desta iniciativa, o Programa conta com a colaboração de multiplicadores desta proposta, que realizam ações no contexto de Projetos Parceiros (sister projects) em suas instituições de forma a disseminar esta ideia no território nacional. Além disso, é fundamental o apoio financeiro de empresas e demais instituições que estejam alinhadas com o objetivo pro Programa Meninas Digitais para a realização das ações, tendo em vista que a SBC é uma instituição sem fins lucrativos e todos os profissionais atuantes no Programa Meninas Digitais são voluntários.