LAMIF – Laboratório de Multimídia Interativa

O LAMIF é um Laboratório de Multimídia Interativa, que trabalha na convergência entre arte, tecnologia e design, para desenvolver projetos cenográficos e multimídia nas áreas de cultura, educação, reabilitação, entretenimento e propaganda. Neste laboratório a produção técnica pode ser feita através de softwares independentes ou instalações interativas. No primeiro caso são desenvolvidos desde maquetes eletrônicas a jogos para computadores pessoais, videogames ou dispositivos móveis. Nas instalações são produzidos sistemas de realidade aumentada com aplicações que vão desde o entretenimento em congressos, a jogos eletrônicos para portadores de deficiência. A produção científica é fundamentada na Computação Visual, Artes Gráficas e implementação de Sistemas de Tempo Real, com o fim de publicação de trabalhos inovadores na específica área acadêmica.

É possível definir multimídia interativa como um sistema baseado em computador que responde a ação do usuário (toque, voz, movimento) e resulta na combinação de pelo menos um tipo de mídia estática (texto, fotografia, gráfico), com pelo menos um tipo de mídia dinâmica (vídeo, áudio, animação). Sua produção é feita no computador, através de motores de desenvolvimento gráficos 2D e 3D, utilizando de sensores como teclado, câmera e microfone, e projetados, de forma individual ou múltipla, na tela de TV, celular, ou datashow. Este tipo de sistema tende a ser mais motivador (por sua forma dinâmica de apresentação dos resultados) do que os softwares tradicionais implementados na computação, tanto para os aprendizes quanto para os desenvolvedores, desta forma proporciona um ambiente lúdico no que se refere ao processo de ensino-aprendizagem e de pesquisa. As implementações e instalações desenvolvidas neste trabalho servirão para enriquecer os eventos realizados pela instituição (feiras, apresentações de trabalhos, congressos…), para preparar mídias educacionais para outras disciplinas (matemática, filosofia, português, eletrônica…), para pesquisa de novas aplicações da mesma (exercícios aplicados à fisioterapia, artes cênicas…), ou mesmo para investigação de novas técnicas de desenvolvimento, entre outras aplicações. Neste contexto, a partir de certo ponto, alunos e professores são engajados numa dimensão participativa, crítica e criativa no processo da construção do conhecimento, onde todos ensinam e todos aprendem. Tanto professor quanto alunos percebem suas realidades criticamente e criam conhecimentos dentro e por intermédio do diálogo, fazendo surgir o respeito, a solidariedade e a cooperação entre ambos.

As aplicações e pesquisas desenvolvidas relacionadas à Multimídia Interativa e Jogos exercitam diversos conteúdos curriculares do aluno, tais como: Processamento de Imagens (Computação Gráfica), Interação Homem Máquina, Cálculo, Física, Inteligência Artificial, Processamento de Sistemas em Tempo Real (Sistemas Operacionais) e Engenharia de Software. Extra-curricularmente é possível citar aprendizagem em: Análise de Imagens, Sistemas Multimídias, Desenvolvimento de Jogos Eletrônicos, Realidade Aumentada, Design Gráfico e Animação Gráfica.

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