PET – Programa de Educação Tutorial

O Programa de Educação Tutorial (PET) foi criado para apoiar atividades acadêmicas que integram ensino, pesquisa e extensão. Formado por grupos tutoriais de aprendizagem, o PET propicia aos alunos participantes, sob a orientação de um tutor, a realização de atividades extracurriculares que complementem a formação acadêmica do estudante e atendam às necessidades do próprio curso de graduação. O estudante e o professor tutor recebem apoio financeiro de acordo com a Política Nacional de Iniciação Científica.

O PET-Computação do IFSUDESTEMG:

Nossa proposta está focada no tema “Laboratório de Multimídia Interativa”. Este conceito, unido à realidade aumentada, é a base para a construção de aplicações atrativas e famosas como: “Beco das palavras”, no Museu da Língua Portuguesa (SP); jogos diversos e exercícios de fisioterapia desenvolvidos para o console Nintendo Wii; publicidade do banco Itaú em forma de campanha em 3D com tour virtual por uma das novas agências e apresentação da conveniência do 30 Horas com uma campanha em realidade aumentada que acrescenta elementos virtuais ao mundo real. Embora seja um mercado em alta, toda esta tecnologia está longe do alcance da maioria dos desenvolvedores e empresas de software do Brasil. Este projeto busca documentar “o caminho das pedras”, desenvolver aplicações e desmistificar na região o uso desta tecnologia.

De acordo com o objetivo do Projeto Pedagógico de 2010 “O Curso de Bacharelado em Ciência da Computação tem como propósito oferecer formação profissional suportada em base científica e tecnológica, em diretrizes alinhadas com as necessidades do mercado de trabalho e da pesquisa acadêmica, permitindo-lhes atuar como agentes de transformação do mundo pela intervenção e desenvolvimento de tecnologias, para promoção das instituições sociais e do homem.”, tem-se que o tema proposto vem de encontro com os ideais do curso, principalmente no que se refere a “formação suportada por base científica” e “permitindo-lhes atuar como agentes de transformação”. Multimídia Interativa é uma subdivisão da Ciência da Computação pouco explorada e com grande potencial. A sólida base oferecida pelo nosso bacharelado aos bolsistas fundamentará as pesquisas necessárias à inovação nesta área.

A Coordenação em Ciência da Computação dispõe de 4 laboratórios com cerca de 24 máquinas, cada uma com todos os requisitos necessários à investidura dos alunos nestes projetos. Sempre há um laboratório disponível para a equipe. Para testes de projeção há um datashow da coordenação e outros 6 da instituição. Sempre há um livre para as pesquisas. Esta coordenação apóia por completo o presente trabalho.

Por fim, observa-se que o autor/coordenador deste projeto, que está no Doutorado em Computação (linha de pesquisa Computação Visual), possui a experiência necessária para a orientação dos estudos desta área, como pode ser comprovado com: 4 jogos aprovados no Festival de Jogos Independentes da SBGames/SBC 2009, 1° Lugar em Jogos para Console da SBGames 2009, coordenação do evento Global Game Jam 2010 sede CEFET-MG/Varginha e 2011 sede IFSUDESTE-MG/Rio Pomba, e jogo semifinalista do XNA Challenge Brasil 2009. Além de publicações em diversos congressos nacionais e internacionais da área, como: Webmedia/SBC 2006, SBGames/SBC 2007, 2008 e 2010, e VideoJogos 2009.

Share This: