Projetos

Projetos do grupo PET (sem parcerias):

·       IF 3D: desenvolvimento de um ambiente 3D com a plataforma Unity[1] que reflita todo Campus Rio Pomba, incluindo salas de aula, laboratórios, áreas de plantio e criação de animais. O desenvolvimento deste ambiente está dividido em duas partes, a primeira modela o ambiente externo (áreas abertas, prédios, quadras) e a segunda modela a parte interna dos prédios, quadras, laboratórios, dentre outros ambientes.

·       Frigote – Frigote é um jogo desenvolvido na Unity que têm como objetivo simular uma fazenda e suas funções, de modo que alunos da Zootecnia possam aprender sobre sua área de forma divertida. Em primeiro momento, desenvolvemos um cenário para o frango de corte, onde é possível frangos desde a fase inicial como pintinho até a fase adulta, na qual ele já pode ser vendido. O jogo também é composto de um quiz relacionado a criação do frango, para que o jogador possa fixar esses conteúdos.

·        Our Time: desenvolvimento de uma aplicação Web para o agendamento de eventos semanais dentro de um calendário.

 

Projetos do grupo PET em parceria com o Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica:

·       Rolê no IF: desenvolvimento de uma aplicação mobile na plataforma Android[2] para apresentação do curso Técnico Integrado de Agropecuária, além de possuir um “quiz” interativo que realiza um ranqueamento e sugere o curso técnico em que o usuário tem maior afinidade;

·       Posições do YOGA: desenvolvimento de uma aplicação mobile na plataforma Android para auxiliar os praticantes de Yoga na preparação do ambiente, aplicação de técnicas e na realização das diversas posições envolvidas na prática.

·       VaiPlaneta[3] – desenvolvimento de uma aplicação Web a partir da pesquisa de dissertação desenvolvida durante o Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica para auxílio de professores com conteúdo em sala de aula.

·       Dissertação em Site Interativo: disponibilização de dissertação do mestrado em site interativo, onde é possível navegar por todo conteúdo da dissertação e abrir links para outros trabalhos relacionados;

 

Projetos do grupo PET em parceria com o curso de Educação Física

·       Simulador de Natação – Entendendo e preparando atletas de forma divertida: Desenvolvimento de um jogo com a utilização da plataforma Unity para auxiliar estudantes e profissionais a elaborar estratégias de treino e técnicas para desenvolver as habilidades de seus atletas.

·       Atletismo: simulação de uma corrida de atletismo baseado na plataforma Unity com o objetivo de verificação do comportamento do jogo para aplicações técnicas na área de atletismo.

·       Set Goals[4]: desenvolvimento de duas aplicações, uma na plataforma mobile e outra na plataforma Web. A aplicação mobile tem como objetivo mostrar aos alunos as aulas e horários disponíveis para a prática na academia, enquanto a aplicação Web é responsável pela gerência e controle dos clientes e funcionamento da academia, como cadastro de atividades, relatórios de utilização, dentre outros.


Desenvolvimento de Portais Institucionais

unnamed

Visando facilitar o acesso às informações, reformulamos o site do Departamento Acadêmico de Ciência da Computação (DACC); construímos o site do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) e estamos projetando o site para o Grupo de Estudos em Ciências do Esporte (GECE), todos com a plataforma de CMS Joomla!, utilizando o template padrão do Governo. Nele constará notícias, avisos, conteúdos e e-mail de todos os relacionados.

Projeto Singularidade Tecnológica

singularidade

Os seres humanos serão dominados pelas máquinas? Qual futuro da inteligência artificial? O projeto de singularidade tecnológica do grupo PET-Computação tem como objetivo estudar e desenvolver ferramentas que utilizam conceitos de singularidade tecnológica, como multi-task learning e transductive learning, a fim de desenvolver a área de estudos proposta.

  Interação Real em Mundo Digital: Realidade Virtual + Kinect

18553003_10154651038313333_1947762088_o

Este projeto, desenvolvido na plataforma Unity, permite que qualquer pessoa com um dispositivo móvel que possua suporte para Realidade Virtual, Microsoft Kinect e criatividade possa desenvolver suas próprias experiências em Realidade Virtual. Os dados de rastreamento de posição do corpo capitados pelo Kinect são enviados para o jogador, e através do WiFi utilizando um servidor Unet(servidor Multiplayer da Unity Engine), todos os dados são recebidos no dispositivo móvel obtendo, assim, uma maior imersão no mundo virtual.

Interação Real em Mundo Digital: Realidade Virtual + GPS

outdoorvr

Algo que não é explorado atualmente é a interação de Realidade Virtual com GPS, ou seja, é a capacidade de você poder andar em um ambiente virtual a medida em que se desloca em um ambiente real. Há inúmeras aplicações que encaixam com esse tema, as opções de desenvolvimento são vastas e ainda não são exploradas , o que faz com que cada pesquisa sobre ele seja de grande importância. Com base nisso, este projeto entra para desenvolver as ferramentas necessárias para a exploração desse tema.

 

Treinamento Mental com VR para ganho de rendimento na Natação

qweqw

Você já pensou em melhorar seu desempenho em seu esporte favorito sem sair de casa? Essa é uma proposta do nosso grupo LAMIF juntamente com o Departamento Acadêmico de Educação Física. Desenvolver um jogo que utiliza realidade virtual para simular o ambiente real de treinamento, com intuído de investigar as possíveis aplicações desta ferramenta no dia a dia de treino do atleta. Com isto buscamos obter melhorias no rendimento do mesmo sem o desgaste físico dos treinamentos habituais.

Simulador de natação: Entendendo e preparando atletas de forma divertida

ace24d60-0375-41a3-a943-038ff4b33d14

A aplicação que tem como principal objetivo auxiliar os profissionais e estudantes de educação física a elaborar estratégias de treinos e técnicas para desenvolver as habilidades de seus atletas e também mostrar para as pessoas que não entendem de educação física como funciona o processo de desenvolvimento de atletas.  O jogo se baseia no estilo de simulação. Nele jogador treina apenas um atleta, porém tem controle de tudo sobre ele. Desde de o fundo monetário até as competições, alimentação e treinamento do atleta. A partir disso ele vai elaborar estratégias para levar seu atleta as vitórias. O jogo ainda está em fase de protótipo e não foi testado. Após a conclusão de uma primeira versão do aplicativo, ele será posto na loja de aplicações da Google para testes.

Realidade Paralela: Ontologia, Concepção e sistemas

paralelo

A constante evolução tecnológica, a convergência de diversas áreas da ciência e a grande demanda de mercado têm permitido a criação de sistemas de Realidade Virtual cada vez mais imersivos. No entanto, esta subárea da Computação Gráfica que foi definida na década de 70, ainda é usada para classificar sistemas com características bem distintas. Este trabalho apresenta a ontologia, concepção e sistemas da Realidade Paralela, que pretende ser uma nova subárea da Realidade Virtual e Aumentada. Caracterizada pela imersão total, definida aqui como estado em que o indivíduo começa a não diferenciar o real do virtual, essa proposta de nova área da ciência pretende potencializar a Computação Gráfica através da junção da Realidade Virtual e Aumentada com a Computação Ubíqua e a Semiótica.

Promoção da Inclusão Digital e Reforço Escolar dos Alunos da Escola Municipal Nossa Senhora das Graça

20170627_091454

O projeto realizado na creche Casulo na cidade de Rio Pomba – MG, teve como objetivo despertar interesse na tecnologia e mostrar sua utilidade como ferramenta pedagógica, estimulando o raciocínio lógico, ajudando no desenvolvimento cognitivo e no aprendizado de forma lúdica por meio da inclusão digital. Foi feita uma pesquisa e constatamos que poucos alunos do projeto possuem dispositivos eletrônicos ou internet em casa, ou seja existe uma falta de contato com esse tipo de tecnologia. Houve um grande interesse e apoio da parte dos professores e funcionários da creche. Foram selecionados jogos que auxiliam e estimulam a aprendizagem dos números, letras, sequências e lógica.
Projetos antigos do LAMIF

Share This: