Publicações

Publicações de 2018

  • MACHADO, A. F. V.; SILVA, L. R. T. S. ; SANCHES, P. . THE EMERGENCE OF ARTIFICIAL CONSCIOUSNESS AND ITS IMPORTANCE TO REACH THE TECHNOLOGICAL SINGULARITY. KÍNESIS (MARÍLIA), v. X, p. 111-127, 2018.
  • MENEZES, M. L. ; FREIRE, J. P. ; MACHADO, A. F. V. ; TUCHER, G. . Acute effect of the virtual reality stimulus in the performance of swimmers: a pilot study. In: SYMPOSIUM ON VIRTUAL AND AUGMENTED REALITY, 2018, Foz do Iguaçu. SVR, 2018.
  • FAEDA, L. M. ; GAMA, I. R. ; ROBERTI JUNIOR, W. C. ; SANCHES, P. ; MACHADO, A. F. V. ; NERIO, W. O. P. . A Semiotic Study On Virtual Reality Games and Simulations. In: SYMPOSIUM ON VIRTUAL AND AUGMENTED REALITY, 2018, Foz do Iguaçu. SVR, 2018.
  • COSTA, D. L. ; BAFFA, M. F. ; MACHADO, A. F. V. . Emoc¸ao e Desempenho de Jogadores de E-Sports: Um Estudo Piloto. In: Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital, 2018, Foz do Iguaçu. SBGames, 2018.

Publicações de 2017

  • LUCARELLI, D. ; LAVORATO, A. S. ; MACHADO, A. F. V. ; CATALDO JUNIOR, W. . Ensino de Lógica de Programação através do Jogo Defense of the Ancients 2. In: WIE, 2017, Recife. Workshop de Informática na Escola, 2017
  • SANCHES, P. ; FAEDA, L. M. ; MACHADO, A. F. V. . VRCircuit: Realidade virtual aplicada ao ensino de circuitos elétricos. In: SBIE, 2017, Recife. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2017.
  • MOREIRA, G. B. S. M. ; RAMALHO, M. M. ; COSTA, V. R. ; BAFFA, M. F. ; RIBEIRO, L. G. G. ; MACHADO, A. F. V. ; BORGES, L. M. . Building Successful Games: A Complete Analysis of the Key Featuresof League of Legends. In: GAME-ON, 2017, Carlow, Ireland. European GAMEON Conference, 2017.

Publicações de 2016

  • CUNHA, L. F. ; JUNQUEIRA, M. A. P. ; MACHADO, A. F. V. . Markov Chain in Fighting Electronic Games. In: European GAME-ON Conference, 2016, Lisboa. European GAME-ON Conference, 2016.
  • RIBEIRO, L. G. G. ; ROCHA, R. R. ; BAFFA, M. F. ; MACHADO, A. F. V. . ?Stop The Roller Coaster!? – A Study of Cybersickness Occurrence. In: European GAME-ON Conference, 2016, Lisboa. European GAME-ON Conference, 2016.
  • BAFFA, M. F. ; RAMALHO, M. M. ; MOREIRA, G. B. S. M. ; MACHADO, A. F. V. . Building Successful Games: An Analysis of League of Legends. In: SBGames, 2016, São Paulo. Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2016.

Publicações de 2015

  • MOREIRA, G. B. S. M. ; FAUSTINO, P. R. C. ; RAMALHO, M. M. ; MACHADO, A. F. V. ; BAFFA, M. F. ; CLUA, E. W. . Affective Computing: Measuring the Player Emotions in Virtual Reality Environments. In: European Simulation and Modelling Conference, 2015, Leicester. ESM, 2015.
  • BENTO, D. S. ; RODRIGUES, B. C. ; ALVES, J. C. P. ; SOUSA, B. L. ; NEVES JUNIOR, A. B. ; PAULO, L. M. ; MACHADO, A. F. V. . Metaheuristics Applied to the Autonomous Movement of Intelligent Agents. In: European Simulation and Modelling Conference, 2015, Leicester. ESM, 2015.
  • FAEDA, L. M. ; SANCHES, P. ; LOPES, M. ; MACHADO, A. F. V. . Music Sheet Challenge: Um jogo educativo para o ensino de partituras musicais. In: Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2015, Teresina. SBGames, 2015.
  • JUNQUEIRA, M. A. P. ; CUNHA, L. F. ; RIBEIRO, J. G. ; MACHADO, A. F. V. . Uma Proposta de Jogo Assistivo Para Dispositivos Móveis em Prol da Inclusão Digital de Deficientes Visuais. In: Workshop de Informática na Escola, 2015, Maceió. WIE, 2015.

Publicações de 2014

  • FAUSTINO, P. R. C. ; RAMALHO, M. M. ; MOREIRA, G. B. S. M. ; MACHADO, A. F. V. ; SILVA, L. D. . Development of a Game with KINECT for Inclusion of Visually Impaired. In: European GAME-ON Conference, 2014, Lincoln. Game-on, 2014.
  • RAMALHO, M. M. ; MOREIRA, G. B. S. M. ; FAUSTINO, P. R. C. ; SILVA, L. D. ; MACHADO, A. F. V. ; CLUA, E. W. . Audio game Fuga : Desenvolvimento e avaliação de um jogo assistivo com kinect para deficientes visuais. In: Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2014, Porto Alegre. SBGames, 2014.
  • JACOB, L. B. ; KOHWALTER, T. ; CLUA, E. W. ; OLIVEIRA, D. ; MACHADO, A. F. V. . A Non-intrusive Approach for Game Design Analysis Based on Provenance Data Extracted from Game Streaming. In: Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2014, Porto Alegre. SBGames, 2014.

Publicações de 2013

  • ALVARENGA, E. R. Q. ; MACHADO, A. F. V. . Why Children Should Program Computers without Computers. In: European GAME-ON Conference, 2013, Bruxelas. Game-on, 2013.
  • DIAS, L. L. ; MACHADO, A. F. V. ; PINTO, T. P. C. ; ANDRADE, F. L. C. ; PADOVANI, R. R. . A New Concept for Teaching AI Using as Example Classics from Electronic Games. In: European GAME-ON Conference, 2013, Bruxelas. Game-on, 2013.
  •  LUNARDI, A. C. ; CORREA, R. F. ; MACHADO, A. F. V. ; CLUA, E. W. . Neural Network for Multitask Learning Applied in Electronics Games. In: European GAME-ON Conference, 2013, Bruxelas. Game-on, 2013.

Publicações de 2012

  • SANTOS, U. O. ; MACHADO, A. F. V. ; CLUA, E. W. . Best First Search with Genetic Algorithm for Space Optimization in Pathfinding Problems. In: European GAME-ON Conference, 2012, Málaga. GAME-ON, 2012.
  • MACHADO, A. F. V. ; BATISTA, I. A. ; SANTIAGO, M. C. ; PADOVANI, R. R. ; SOARES, B. G. ; CLUA, E. W. ; CARVALHO, S. P. ; GOMES, G. . Cognitive Classification of Electronic Games. In: International Conference on Culture & Computing, 2012, Hangzhou. International Conference on Culture & Computing, 2012.
  • P.CAZETTA, P. ; OLIVEIRA, M. C. S. ; MACHADO, A. F. V. ; SANTOS, P. C. ; SANTOS, U. O. ; CLUA, E. W. . Mathematics Teaching Based on a New Pedagogical Tool for M-Learning. In: SBGames, 2012, Brasília. Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2012.
  • SANTIAGO, M. C. ; BATISTA, I. A. ; PADOVANI, R. R. ; MACHADO, A. F. V. ; SOARES, B. G. ; CLUA, E. W. ; CARVALHO, S. P. . A Proposal of Cognitive Classification of Electronic Games. In: SBGames, 2012, Brasília. Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2012.
  • SANTOS, U. O. ; MACHADO, A. F. V. ; CLUA, E. W. . Pathfinding Based on Pattern Detection Using Genetic Algorithms. In: SBGames, 2012, Brasília. Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2012.

Publicações de 2011

  • MACHADO, A. F. V. ; BATISTA, I. A. ; SANTIAGO, M. C. ; SANTOS, U. O. ; PADOVANI, R. R. ; SILVA, S. L. M. ; CLUA, E. W. . Frigote: Uma Proposta de Ferramenta para Apoiar o Ensino de Avicultura. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), 2011, Aracajú/SE. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), 2011.
  • MACHADO, A. F. V. ; P.CAZETTA, P. ; SANTOS, P. C. ; FIGUEIREDO, A. M. O. ; SANTANA, L. S. ; S. JUNIOR, N. A. ; DUTRA, S. F. E. ; CLUA, E. W. . Uma Proposta de Jogo Educacional 3D com Questões Didáticas. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), 2011, Aracajú/SE. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), 2011
  •  MACHADO, A. F. V. ; CLUA, E. W. ; GONCALVES, R. ; VALVERDE, I. P. ; SANTOS, U. O. ; NEVES, T. ; OCHI, L. S. . Real Time Pathfinding with Genetic Algorithm. In: SBGames, 2011, Salvador, BA. Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames), 2011.
  • MACHADO, A. F. V. ; CLUA,Esteban ; SANTOS, U. O. ; BATISTA, I. A. ; SANTIAGO, M. C. ; PADOVANI, R. R. ; SILVA, S. L. M. . Um Software Educativo para o Ensino de Avicultura. In: SBGames, 2011, Salvador, BA. Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames), 2011.
  • MACHADO, A. F. V. ; CLUA, E. W. ; MONTANARI, M. V. ; DUARTE, C. G. ; REIS, W. M. P. ; CARVALHO, D. . An Architecture Based on M5P Algorithm for Multiagent Systems. In: ENIA – VIII Encontro Nacional de Inteligência Artificial, 2011, Natal/RN. ENIA – VIII Encontro Nacional de Inteligência Artificial, 2011.
Artigos Resumidos

Publicações de 2017

  • MAGALHAES, V. H. P. ; RESENDE, V. C. ; NOCELI, D. ; FREIRE, J. P. ; MACHADO, A. F. V. . Dengame: Um Jogo Educativo com Realidade Aumentada para Prevenção à Proliferação do Mosquito da Dengue. In: Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2017, Curitiba. SBGames, 2017.
  • RIBEIRO, L. G. G. ; MOURA, R. ; MAGALHAES, V. H. P. ; RESENDE, V. C. ; MACHADO, A. F. V. . Affective Computing in Electronic Games: Influence of Emotional States in Player Performance. In: Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2017, Curitiba. SBGames, 2017.
  • OLIVEIRA, V. C. ; PLACIDES, B. ; BAFFA, M. F. ; MACHADO, A. F. V. . A Hybrid Approach to Build Automatic Team Composition in League of Legends. In: Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2017, Curitiba. SBGames, 2017.
  • BAFFA, M. F. ; OLIVEIRA, L. C. ; FIALHO, W. F. ; VARGAS, D. ; MACHADO, A. F. V. . Inteligência Artificial e League of Legends: Um Relato de Aplicação de Jogos Eletrônicos no Ensino de Disciplinas Específicas. In: Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2017, Curitiba. SBGames, 2017.

Publicações de 2016

  • BAFFA, M. F. ; RAMALHO, M. M. ; MOREIRA, G. B. S. M. ; MACHADO, A. F. V. . Building Successful Games: An Analysis of League of Legends. In: SBGames, 2016, São Paulo. Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2016.

Publicações de 2015

  • OLIVEIRA, L. C. ; RIBEIRO, L. G. G. ; MACHADO, A. F. V. . Introdução à logica de programação utilizando robôs educacionais para crianças do ensino básico. In: Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital – See more at: http://www.sbgames.org/sbgames2015/#/, 2015, Teresina. SBGames, 2015.

Publicações de 2014

  • DIAS, L. L. ; MACHADO, A. F. V. ; PAULO, L. M. ; ALVARENGA, E. R. Q. . A Proposal to Program Contents for Teaching Children from 0 to 12 Years the Basics of Programming. In: European GAME-ON Conference, 2014, Lincoln. Game-on, 2014.

Publicações de 2012

  • MACHADO, A. F. V.; FARIA, A. C. B. ; FREITAS, E. ; SANTOS, P. C. ; CLUA, E. W. . Gamification for Professionals in the Development Area of Electronic Games. In: SBGames, 2012, Brasília. Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2012.
  • SANTIAGO, M. C. ; PADOVANI, R. R. ; BATISTA, I. A. ; MACHADO, A. F. V. ; CLUA, E. W. ; SOARES, B. G. ; CARVALHO, S. P. . A New Cognitive Classification of Video Games. In: European GAME-ON Conference, 2012, Málaga. GAME-ON, 2012.

Publicações de 2011

  • MACHADO, A. F. V.; DUARTE, C. G. ; CLUA, E. W. ; ROGERIO, H. E. ; PAULO, L. M. ; PAULA, W. C. S. ; ROGERS, T. J. . Dynamic Difficulty Balancing of Strategy Games through Player Adaptation using Top Culling. In: SBGames, 2011, Salvador, BA. Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames), 2011.

Share This: