Grupo Meninas Digitais de Rio Pomba Publica Artigo no XL Congresso da Sociedade Brasileira de Computação – CSBC

Por: Julie Pereira.

Neste ano, o Grupo Meninas Digitais de Rio Pomba tiveram um artigo publicado no CSBC – WIE (XV Women In Information Technology, evento que integra o XL Congresso da Sociedade Brasileira de Computação), um workshop voltado para pesquisas sobre a participação da mulher no ambiente de TI.

O estudo publicado teve como objetivo investigar a reduzida presença feminina nos cursos Técnico em Informática e Bacharelado em Ciência da Computação, ofertados pelo campus Rio Pomba. Para isso foram averiguadas as razões que fazem com que isso ocorra nos dias atuais com as alunas da própria instituição. Foi elaborado um questionário, que foram aplicados às alunas do curso de Ciência da Computação e do curso Técnico em Informática, também foi realizada uma análise do histórico dos alunos matriculados no curso superior.

O Grupo Meninas Digitais faz parte de um projeto orientado pela profa. Alessandra Coelho. Foi criado em 2019 e tem como objetivo contribuir para o ingresso de mais meninas no curso de Ciência da Computação e no curso Técnico em Informática, diminuir a taxa de evasão das estudantes destes cursos, além de promover ações que contribuam para o seu aprendizado e bem-estar. Para saber mais, clique aqui para acessar o site do grupo.

Grupo Meninas Digitais Publica Artigo em Congresso