GPCA – Grupo de Pesquisa em Computação Aplicada do IF SudesteMG

GPCA Desenvolve Ação de Extensão para o Auxílio no Diagnóstico da COVID-19

Durante os meses de Maio, Junho e Julho, os integrantes do Grupo de Pesquisa em Computação Aplicada (GPCA) e demais participantes do Departamento Acadêmico da Ciência da Computação (DACC) participaram de uma ação de extensão intitulada Minicurso de Processamento e Análise de Imagens Médicas. Esta ação teve como objetivo introduzir os participantes à prática de pesquisa no ramo da Visão Computacional aplicada à Imagens Médicas e foi ministrado pelo ex-aluno Matheus Baffa sob coordenação da profa. Alessandra Coelho.

O curso teve uma carga horária total de 48 horas e foi dividido em três módulos, referentes as três etapas básicas que compõem os sistemas de Visão Computacional, sendo eles (i) Fundamentos de Processamento de Imagens, (ii) Introdução à Análise de Imagens Médicas e (iii) Introdução ao Deep Learning. O curso foi ministrado virtualmente, a etapa teórica do curso ocorreu durante o mês de Maio, tendo os meses de Junho e Julho dedicados ao desenvolvimento prático da pesquisa.

Ao final do curso, cinco trabalhos de pesquisa foram desenvolvidos. Sendo dois recentemente aceitos para publicação e outros três em desenvolvimento.