GPCA – Grupo de Pesquisa em Computação Aplicada do IF SudesteMG

Artigo Sobre Ações Extensionistas Aplicadas ao Diagnóstico da COVID-19 é Aprovado em Periódico Brasileiro

Os membros do Grupo de Computação Aplicada, Matheus Baffa e Alessandra Coelho, tem artigo aprovado para publicação na Revista de Extensão da UNIVASF – Extramuros. O artigo intitulado “Desenvolvimento de Ações de Extensão no Campo da Visão Computacional Aplicada ao Problema do Diagnóstico do COVID-19” conta detalhes do planejamento e execução do projeto de extensão realizado pelos autores entre os meses de maio a julho de 2020.

No projeto de extensão que deu origem ao artigo, os participantes assistiram a uma sequência de três microcursos sobre o desenvolvimento de ferramentas de visão computacional com aplicações na área médica e o desenvolvimento de uma atividade prática, em grupo, para a construção dos métodos de auxílio ao diagnóstico de pacientes com COVID em imagens de Radiografia torácica.

Deste projeto, seis projetos de pesquisa foram criados pelos participantes dos quais, quatro foram publicados no WVI Workshop de Visão Computacional (WVC) e no Congresso Brasileiro de Informática em Saúde (CBIS 20′), outros dois projetos encontram-se em desenvolvimento.

Clique aqui para saber mais sobre o projeto de extensão.