Grupo de Computação Aplicada Apresenta Trabalho no XL Congresso da Sociedade Brasileira de Computação – CSBC

O Grupo de Computação Aplicada, a partir das Meninas Digitais, participam essa semana da XL Congresso da Sociedade Brasileira de Computação – CSBC. O CSBC é um evento tradicional para a comunidade científica da Ciência da Computação, sendo um dos maiores eventos da categoria na America Latina. O congresso é composto por diversos eventos que formam o evento base, como o Women in Information Technology (WIT), e os eventos satélites.

As Meninas Digitais Julie Pereira, Luiza Rosa, Nurian Coelho, Gabriela Montes e Ivy Magesti, sob orientação da professora Alessandra Coelho, publicaram um trabalho completo intitulado Uma Análise da Participação das Mulheres nos Cursos Técnico em Informática e Ciência da Computação do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais. Este trabalho teve como objetivo realizar um rastreamento da participação de mulheres nos cursos Técnico de Informática e Ciência da Computação do instituto. Neste trabalho, foram identificados diversos fatores que levam as meninas a migrarem para outras áreas bem como mostram empecilhos para as mulheres na área de TI e o baixo incentivo por parte da sociedade. A partir das análises realizadas na pesquisa, as autoras concluem que embora altamente competentes e dedicadas, tendo em média um índice de rendimento acadêmico superior ao dos alunos, as alunas se cobram muito para manter as notas altas além de apresentarem outros fatores socio-psicológicos que resulta na fuga da área.

A apresentação do trabalho será virtual, sendo transmitida no canal oficial do XL CSBC no YouTube.