GPCA Publica Artigo no XVII Congresso Brasileiro de Informática em Saúde

Os alunos João Victor Gomes Martins e Mateus Pereira Gregório, sob orientação da Profa. Alessandra Coelho e Matheus Baffa, tiveram recentemente um artigo completo aprovado para publicação no XVII Congresso Brasileiro de Informática em Saúde (CBIS 2020). Este evento bienal é organizado pela Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS) e tem como objetivo discutir aplicações de diversas tecnologias nos processos médicos, desde o desenvolvimento de sistemas de gestão hospitalar, discutir questões de interoperabilidade, à aplicações clinicas, como o desenvolvimento de sistemas de auxílio ao diagnóstico. Os artigos aceitos no CBIS são publicados em uma edição especial do Journal of Health Informatics – JHI.

O trabalho desenvolvido pelos alunos intitulado Classificação da COVID-19 em Radiografias do Tórax Utilizando Redes Neurais Profundas e Padrões Binários Locais, constroi uma inteligência artificial baseada em Redes Neurais Profundas, aplicadas e uma base de dados de características texturais (Local Binary Patterns – LBP). O trabalho proposto pelos alunos atingem uma taxa de acerto médio de 96,5% e segue uma arquitetura de Rede Neural Profunda menos custosa computacionalmente e com uma alta eficiência.

Parabéns aos alunos pela conquista!