Institucional

Histórico

Há mais de cinco décadas, o Campus Rio Pomba vem formando profissionais que ganham destaque no mercado de trabalho. Começamos como uma opção de capacitação técnica para aqueles que queriam ingressar na área de ciências agrárias. Hoje somos referência também em outros setores, como Administração e Matemática.

Nossa história começa com a inauguração da Escola Agrícola de Rio Pomba em 16 de agosto de 1962 por intermédio do deputado Ultimo de Carvalho junto ao Governo Federal. Com o passar dos anos, nosso nome foi mudando (Ginásio Agrícola, Colégio Agrícola, Escola Agrotécnica), mas o foco na formação de profissionais da área agrária foi mantido. Visando um crescimento da região, passamos a ofertar outras formações técnicas, como na área de Informática.

A partir da transformação da instituição em Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet RP) tivemos a oportunidade de ofertar nosso primeiro curso superior: Tecnologia de Laticínios. Em 2008, passamos a integrar o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais, o que nos proporcionou ampliar a gama de oferta de cursos. Atualmente, são mais de 30 formações profissionalizantes presenciais e a distância, que vão desde cursos técnicos até a pós-graduação.

Cada um que passou por nossa instituição deixou sua marca e nos tornou quem somos hoje. Este espaço serve para resgatar um pouco desta história, deixando-a viva na memória de todos.

Nossa trajetória:

  • Escola Agrícola de Rio Pomba: Em 29 de dezembro de 1956, por meio da Lei 3092/56 publicada no DOU em 02 de janeiro de 1957, com a denominação de “Escola Agrícola de Rio Pomba”
  • Ginásio Agrícola de Rio Pomba: em 13 de dezembro de 1964, por meio da Decreto N° 53.558/64.
  • Colégio Agrícola de Rio Pomba: em 25 de janeiro de 1968, por meio da Decreto N° 62.178.
  • Escola Agrotécnica Federal de Rio Pomba – MG: em 04 de setembro de 1979, por meio do Decreto N° 83.935.
  • Centro Federal de Educação Tecnológica de Rio Pomba: em 14 de novembro de 2002.
  • Campus Rio Pomba do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais: em 30 de dezembro de 2008.

Conheça mais nossa instituição