O que é ray tracing? Por que a nvidia fala tanto disso?
Nos últimos anos, a Nvidia investiu em placas de vídeo com a tecnologia Ray Tracing, mas você sabe o que é isso? Vem comigo que vou te explicar!
Ray Tracing no português significa Traçado de Raios e é uma tecnologia que permite calcular por onde a luz passa antes de chegar na câmera para, assim, o jogador enxergar a cena. Para entender melhor, é importante lembrar de como enxergamos algo no mundo real: a luz “sai” de uma fonte, como uma lâmpada, emitindo milhares de feixes de luz que atingem objetos do ambiente. Após vários choques, quando a luz “atinge” seu olho, isso faz você enxergar.
Pelo fato de ser impraticável fazer algo parecido em jogos 3D (já que precisaríamos simular infinitos raios de luzes para saber quais “atingem” objetos e chegam na câmera), o Ray Tracing segue a ideia contrária: é como se os raios “saíssem” da câmera, batendo em objetos e atingindo as fontes de luzes. Com isso, é como se “filtrassemos” apenas as luzes que saem da lâmpada e atingem nosso olho.
Isso simula com bastante fidelidade como a luz funciona na vida real, já que é possível, por exemplo, calcular sombras durante a ação. Essa tecnologia não é nova e já é usada no cinema há anos. O filme Universidade Monstros (2013) da Pixar foi o primeiro longa-metragem a usar a tecnologia de Ray Tracing. Essa demora aconteceu pelo fato de ser inviável até então, pois necessita de muito poder computacional para fazer tantos cálculos em cada quadro da animação. Mesmo na época, ele não funcionava em tempo real, precisando de vários computadores fazendo cálculos durante meses ou anos.
As placas RTX trouxeram poder gráfico suficiente para calcular a dispersão da luz em tempo real a nível de jogos. Isso faz com que os gráficos fiquem ainda melhores.
Para entender melhor, vejam algumas cenas do Ray Tracing em ação nos jogos modernos:
Mesmo com toda essa tecnologia, muitos jogos são extremamente pesados e mesmo tendo muita potência, a placa não daria conta de todo o processamento. Por isso, junto com o Ray Tracing a Nvidia lançou o DLSS que promete aumentar e muito a taxa de quadros nos jogos. Vou explicar ele no próximo artigo :D
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Essa postagem faz parte das ações do projeto “Comunicação e Divulgação Científica da Informática e Computação em Meios Digitais” do Edital Piaex 01/2021. Saiba mais sobre ele aqui:https://docs.google.com/document/d/1nQP0mDlqC1ZHgrT7R7j1cBB7Tb_YQmTubuctKw-peJY/edit?usp=sharing
Autor: João Victor C Superbi, estudante do curso Técnico Integrado em Informática.